Páginas

Organização

Prof. André Bueno [Organização do Evento, diretor do Projeto Orientalismo/UERJ]:  É professor adjunto da Universidade Estadual do Rio de Janeiro [UERJ]. Tem experiência na área de História e Filosofia, com ênfase em Sinologia, atuando principalmente nos seguintes temas: China, pensamento chinês, cultura chinesa, história e filosofia antiga, interações culturais e ensino de história. É o fundador do Projeto Orientalismo, de difusão e pesquisa em História e Cultura Asiática. Tem mais de dez livros publicados sobre questões históricas da China, além de traduções e publicações em geral. É membro da Associação Europeia de Estudos Chineses e da Associação Europeia de Filosofia Chinesa; Colaborador no Laboratório de Estudos da Ásia [LEA] da USP; membro do grupo Leitorado Antiguo [UPE]; membro do Alaada - Associação Latino Americana de Estudos Asiáticos; membro da Rede Iberoamericana de Sinologia [Ribsi]; membro do LHER - Laboratório de Experiências Religiosas da UFRJ; membro do Council for Research in Values and Philosophy (CRVP); membro do projeto Re-Learning to Be Human for Global Times: The Role of Intercultural Encounters (Iasi, Romênia); membro do LAPHIS/UERJ. 

Prof. Kamila Czepula é Dnt. em história pela UFRRJ, integrando o Projeto Orientalismo, o Grupo Visões da Ásia [UFRRJ], e bolsista Nota 10 da FAPERJ. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares sobre cultura, política e sociabilidade, cuja existência, com certificação pelo CNPq é datada de março de 2005. Pesquisas e interesse na área de História, atuando principalmente nos seguintes temas: religião, gênero, intelectuais, imigração chinesa, e relações culturais sino-luso-brasileiras.

A organização do 5o Simpósio Eletrônico Internacional de História Oriental vêm de encontro a proposta de dinamizar o uso de recursos tecnológicos modernos no debate sobre o estudo de História Oriental, em suas mais diversas expressões, promovendo um acesso amplo e gratuito aos estudantes e docentes de história.


LAPHIS - Laboratório de Aprendizagem Histórica - surgiu no final de 2013, como um núcleo de estudos em teorias, metodologias e questões relacionada ao Ensino de História no Brasil. Ele está integrado ao Departamento de História da UNESPAR, Campus União da Vitória, e desde então, tem promovido uma série de palestras e eventos sobre o tema. Dentro e fora da UNESPAR, o LAPHIS tem trabalhado e atuado junto a formação de professores, organizando encontros sobre a questão da aprendizagem histórica, formação e educação escolar, entre outros. Atualmente desenvolve projetos multicampi, principalmente em parceria com representantes da UERJ.

Integrantes

Prof. Dulceli Tonet Estacheski 
[Organização do Evento, integrante do LAPHIS]: é professora  adjunta do curso de História da UFMS, campus de Nova Andradina. Desde 2007 atua na formação docente com as disciplinas de Práticas de Ensino de História e Estágio Supervisionado. Desenvolve pesquisas na área dos estudos de gênero com temáticas como violência de gênero, suicídio e questões de gênero e sobre mulheres no meio rural. Entre os livros publicados, destaca-se 'Crimes Sexuais: a histórica culpabilização das vítimas' da Editora Appris. É co-fundadora do periódico Mais que Amélias, voltado para o estudo de questões de gênero e feminismos que recebe artigos para publicação em fluxo contínuo e membro do LEGH - Laboratório de Estudos de Gênero e História da UFSC.

Prof. Everton Carlos Crema [Organização do Evento, Diretor do LAPHIS]: Professor do Curso de História, da UNESPAR - FAFIUV - Universidade Estadual do Paraná - campus União da Vitória. Membro do Conselho de campus (2014-2016) Desenvolve projetos de pesquisa em História da Alimentação, Modernidade, História do Paraná, História Local e Ensino de História. Desenvolveu como Coordenador o Projeto: Os Catadores da Margem Esquerda: Coleta e Sobrevivência no Médio Iguaçu no século XXI. Coordena projeto de pesquisa e extensão - Linguagens e Tecnologias para o Ensino de História - Fundação Araucária. Membro fundador do LAPHIS - Laboratório de Aprendizagem Histórica - UNESPAR FAFIUV. Membro do Grupo de Pesquisa - Grupo de Investigação sobre o Movimento do Contestado - vinculado a UFSC - CNPQ, Membro do grupo de Pesquisa História Intelectual, História dos Intelectuais e Historiografia - vinculado a UFPR-CNPQ e Membro do grupo de Pesquisa Cultura, Práticas Escolares e Educação Histórica - vinculado a UFPR-CNPQ.

O grupo de estudos em História antiga, o Leitorado Antiguo da UPE, é um dos principais promotores, junto com o LAPHIS, do 4o Simpósio Eletrônico Internacional de Ensino de História, e tem desempenhado uma vasta e intensa atuação nos diversos campos de pesquisa da história antiga no Brasil.
Prof. José Maria Neto [Organização do Evento, Diretor do grupo Leitorado Antiguo, UPE]: Doutor em História pela UFPE, Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco – Campus Mata Norte, ministra as disciplinas de Antiguidade Pré-Clássica e Clássica. Membro permanente do Mestrado em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável (UPE). Líder do Leitorado Antiguo – grupo de ensino, pesquisa e extensão em História Antiga, dedica-se ao estudo da recepção da Antiguidade no mundo contemporâneo. É autor de Sonhos de Nabucodonosor (Edupe, 2014), e organizou as coletâneas Antigas Leituras: Diálogos entre a História e a Literatura (Edupe, 2012) e Antigas Leituras: Visões da China Antiga (Unespar, 2014). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Antiga, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de História; literatura e História; civilização: conceitos e debates; Antiguidade e Ensino de História.

Prof. Carlos Eduardo da Costa Campos [Organização do Evento]: Professor Adjunto da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e coordenador do grupo de pesquisa ATRIVM / UFMS. O referido pesquisador é Doutor (2014-2017) e mestre (2011-2013) em História Política,na linha: política e cultura, do Programa de Pós Graduação em História da UERJ. Campos possui estágios de pesquisa no ANHIMA (Anthropologie et Histoire des Mondes Antiques ANHIMA), sob a direção da Professora Dra. Violaine Sebillote Cruchet e supervisão do Prof. Dr. Anderson Martins (2018), na Universidade Paris I, Sorbonne; na Ecole Francaise D'Athenes (2012); na Universidade de Coimbra, sob supervisão da Professora Doutora Carmen Soares (nos anos de 2012 e 2014); além da atividade de pesquisa no Centro Arqueológico de Saguntum / Valência- Espanha (2012). Campos atuou como secretário do Grupo de Trabalho em História Antiga do Rio Grande do Sul e do ATRIVM-UFRJ, ambos entre 2016 e 2018. Membro do LECA-UFPel; GEMAM - UFSM; Leitorado Antiguo-UPE. A área de atuação do pesquisador é: História Antiga; Ensino de História Antiga; Teoria e Metodologia.


@
Dúvidas, questões, ajuda?
simporiente@gmail.com

2 comentários: